31 de ago. de 2008

Vouchers Educacional



A baixa qualidade do ensino, a falta de interesse político e a pouca mobilização da sociedade favorecem o aumento do número de profissionais mal formados, o aumento da competitividade, a sobrecarga do sistema econômico, o aumento de risco da sociedade e cria possibilidades do uso da famosa “Lei de Gerson” e o “Jeitinho Brasileiro” para resolverem alguns problemas e aumentar o número de corrupção no país.(ASHLEY,2006, PORTO,2006).Trecho tirado do meu artigo sobre educação.

O investimento em educação melhora os indicadores sócio-econômicos e de desenvolvimento humano.


Qual a sua opinião sobre o assunto?

"Segundo West (1997) as origens da proposta dos "vouchers" em educação tem origem em Thomas Paine no século XVIII. No período moderno, esta proposta ressurge com os trabalhos de Milton Friedman (1955, 1962), (Prêmio Nobel de Economia) que refinou e deu um sério suporte a ela como uma forma alternativa de se financiar a educação e aumentar a eficiência do sistema educacional através do aumento da concorrência entre as escolas. Ele destaca que embora a educação possa gerar externalidades positivas, aumentar a igualdade de oportunidades iniciais entre os indivíduos, não parece ser necessário que exista um controle e produção estatal da educação e nem ele é desejável. Outros economistas que também defendem esta propostas podemos Edwin West (1997) e Gary Becker (Prêmio Nobel e Economia).


O sistema de "vouchers" para a educação consiste num pagamento feito pelo governo a escola escolhida pelos pais das crianças."



Nenhum comentário: