17 de ago. de 2008

Brasil no 15º Posição no Ranking





As instituições de ensino superior (IES) aumentaram em número,mas como está a qualidade dos cursos e da produção científica. Entre as instituições existem: Universidade,Faculdade,Centro Universitário, Instituição,Escolas. O mercado busca criatividade e inovações. O sitema econômico comanda o capital intelectual e a eficácia?

Divulgo alguns textos interessantes sobre a colocação do "Brasil no Ranking da Produção Científica" , as "IES que mais produzem no Brasil" e a "Propriedade Intelectual no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)."

Você já conhecia estes resultados? Você quer ter um título de Doutor no Brasil? Qual o salário dos profissionais?

No site da Universia tem o resultado da pesquisa sobre a produção das IES e dos títulos:

"Pesquisa feita pelo Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia demonstrou que apesar das Instituições de Ensino Superior públicas dominarem a produção científica, algumas instituições particulares se destacam quando avaliadas sob o ponto de vista do índice de produtividade relativo às atividades de pesquisas."



No site do CNPQ tem a norma sobre "Propriedade Intelectual":

"Ao CNPq caberá, na condição de agência de fomento, uma participação nos ganhos econômicos resultantes da exploração comercial das criações protegidas, obtidas por meio de bolsas e auxílios concedidos por este Conselho."

"As instituições executoras de projetos estarão obrigadas a comunicar, oficialmente, ao CNPq o depósito ou registro de pedido de proteção intelectual e a celebrar contrato com o CNPq para definir sua participação nos ganhos econômicos referidos no subitem 3.1, quando do repasse ou licenciamento da criação, prevendo-se para tanto um percentual máximo de 3% (três por cento)."



No site do Jornal O Globo tem o texto sobre o ranking da produção científica:

"Os dados tem como base o Instituto para Informação Científica (ISI -sigla em inglês), dos Estados Unidos, que monitora mais de 10 mil revistas de prestígio internacional em todo o planeta, inclusive cerca de 20 publicações brasileiras. O ISI acompanha a produção de 178 países."



Para melhorar o conteúdo tem um vídeo sobre "Criatividade e Inovação" de Waldez Ludwig:

Nenhum comentário: