5 de ago. de 2008

Inovação e Queda da Corrupção




Na antiguidade encontram-se conceitos de preservação relacionados com os contextos culturais, filosóficos de cada grupo ou região. O indivíduo e o seu convívio em associações, grupos, instituições revela a necessidade de trabalhar todas as suas potencialidades, mas principalmente a necessidade de construir múltiplas relações sociais. A história tem vários períodos e cada um apresenta as suas inovações. (PORTO,2006,SOUZA[2007?]).

O sistema cultural é o conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade (FERREIRA,1999) e com as mudanças de hábitos durante cada período da história. Um fato importante é que a evolução cultural é mais rápida que a evolução biológica. O bem e o mal são relativos a cada cultura e o caráter do indivíduo é que determina a sua conduta e a sua concepção moral na sociedade. A obediência às normas morais é espontânea, já que é o próprio indivíduo que as adota, como valores pessoais. Existem normas morais universais que são adotadas pela consciência coletiva da sociedade.(ASHLEY,2006, GLOCK e GOLDIM,2003, LEOCADIO,2006, PENA,2007).

A educação e o ambiente influenciam o comportamento do indivíduo e da sociedade. Em cada período da história a educação passa por processos de mudanças. No início da fase de aprendizagem em escolas, o projeto era de estender a oportunidade de estudo a todos indivíduos,mas continuou prevalecendo a diferença de ensino nas classes sociais ferindo o direito de igualdade. (ASHLEY,2006, SEVERINO,2006).

A sociedade brasileira vive atualmente uma situação grave no sistema educacional. Este precisa sofrer alterações rápidas e que influenciem de forma positiva na formação do futuro profissional. Profissionais com formação de qualidade e uma sociedade organizada vão favorecer na queda do número de corrupção no país e influenciar os vários ambientes da sociedade.(Lilian M.P.).


Direitos Autorais,conforme: Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

Nenhum comentário: