2 de ago. de 2008

Assistência e Atenção Farmacêutica

Conclusão da monografia.




A profissão farmacêutica está profundamente ligada às normas legais, infra-estrutura política, aspectos empresariais e inter-relações profissionais. O exercício profissional se processa às vezes de forma hostil. Observa-se na política de ensino farmacêutico no País o crescimento no número de Instituições de Ensino Superior (IES) e a abertura indiscriminada e sem critério de novos cursos de farmácia.

O Conselho Nacional de Saúde e Conselho Nacional de Educação, deveriam estabelecer critérios rígidos para a abertura e funcionamento de cursos de graduação de farmácia no País. A avaliação do sistema de ensino deveria verificar as disciplinas do currículo para conseguir formar profissionais capacitados para a ação de assistência farmacêutica e atenção farmacêutica, tanto no âmbito público como no setor privado, respeitando as suas características.

O sistema de fiscalização do país possui muitas dificuldades e por isso observa-se a péssima qualidade de alguns serviços. Acredita-se que os responsáveis da Educação tem que ficar atentos aos vários problemas, para não virar mais tarde uma simples compra de diplomas e perda de oportunidades para os menos “favorecidos”.

Outro assunto que poderia ser avaliado é a forma de ensino, os docentes precisam abandonar maneiras confortáveis e conhecidas de fazer suas atividades, procurem reformular seus relacionamentos de trabalho, fazendo cair o limite interdepartamental e consigam aprimorar a educação na sala de aula, buscando novas habilidades, hábitos de trabalho. Ser emocionalmente alfabetizado é tão importante na aprendizagem quanto a matemática e a leitura científica.(Lilian M.P.).


“Direitos Autorais,conforme: Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998”.





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