17 de jul. de 2008

Ensino em Queda Livre

Informações verificadas no
site do Inep/MEC.



"Na prova final, o Rio foi reprovado mais uma vez. Resultados do Ideb 2007 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), disponíveis a partir de hoje, evelam que, enquanto a Educação no Brasil apresentou pequena melhora em relação ao exame de 2005, o mesmo não aconteceu com o ensino fluminense. Na contramão da tendência nacional, o nível da educação pública por aqui é dramático: o município mais bem colocado do estado é Aperibé, na 95ª posição, e a capital amarga o vergonhoso 1.419º lugar. No Ideb 2005, Trajano de Morais era o 53º colocado e o ensino carioca estava na 1.056ª posição.

Num panorama geral, os números divulgados pelo Ministério da Educação mostram que a rede estadual não avançou e manteve as médias de 2005 no Ensino Médio (2,8) e no segundo segmento do Ensino Fundamental (2,9). As notas estão bem aquém da média mínima (6) e, como outros estados melhoraram seu desempenho, o Rio caiu do 15º para o 17º no ranking nacional do Ensino Médio, e do 13º para 20º lugar de 5ª a 8ª série.

Entre as 100 piores escolas do País, 23 são do Rio e 18, estaduais. As melhores colocações continuam com a rede federal. Entre os municípios, os da Baixada permanecem na lanterna e as cidades do Interior seguem dando exemplo de qualidade.

Resultado reflete falta de planejamento

...A tímida evolução do País em relação aos resultados de 2005 não devem ser motivo de comemoração, segundo a professora de Educação Miriam Paura. “O crescimento é muito pequeno em relação às metas do MEC. Não dá para comemorar”, avalia. "


Fonte: http://odia.terra.com.br/rio/htm/ensino_em_queda_livre_179837.asp#

Nenhum comentário: